IMG_0434.JPG
Variedades tradicionais, terroir.
IMG_0557.JPG
IMG_1398.JPG
Ambiente, biodiversidade e saúde humana.

Agricultura biológica

Quando avancei com a certificação em modo de produção biológico, percebi que os nossos olivais sempre foram tratados segundo os seus princípios, que renunciam ao uso de qualquer tipo de adubo de síntese química ou pesticida.

​Mas  agricultura biológica não é só isto, é cooperar com a natureza para criar um sistema mais rico e biodiverso. Como?  através das seguintes praticas, todas elas aplicadas nos nossos olivais:

O olival

O nosso olival situa-se nas imensas colinas de Trás-os-Montes, uma região conhecida a nível nacional pela qualidade dos seus produtos agrícolas. A agricultura tradicional é ainda a prática mais corrente por estas paragens, e os solos xistosos e o clima único são ideais para produzir bons vinhos, azeite e amêndoas.

Cerca de metade das nossas oliveiras têm mais de 100 anos, podendo haver algumas delas com muito mais, pois já existiam quando o meu avô as adquiriu. A outra metade do olival foi plantada há cerca de 40 anos e tendo em conta a longa vida de uma oliveira, estão ainda na sua infância.

As variedades predominantes são as típicas da região de Trás-os-Montes, como a verdeal, madural, cobrançosa e negrinha de freixo. É esta imensa variedade de espécies que confere a este azeite o seu carácter diferenciado, com características bem marcadas que proporcionam uma experiência sensorial única.

IMG_0597.JPG
IMG_7343.JPG

Para comprovar as boas práticas ambientais, somos certificados todos os anos por uma entidade independente, que confere ao nosso azeite e outros produtos selecionados, o certificado de agricultura biológica Europeu.

Logo Bio 20220120PP-01-01.png
IMG_5887.JPG
õ¦¦ÕÀѵÄíµöÂ8.jpg